Uma das principais queixas no consultório de endocrinologia infantil é sobre o crescimento, principalmente a baixa estatura. Será que a criança está crescendo de forma adequada? Será que tem baixa estatura?
• Será que a criança está crescendo de forma adequada?
• Será que tem baixa estatura?
A família pode suspeitar quando a criança é menor que os colegas da mesma idade, quando demora muito para trocar o tamanho das roupas ou ainda quando nota que não está mais crescendo como antes – observando uma desaceleração da velocidade de crescimento.
Nas consultas de rotina, é importante que a altura seja medida corretamente: deitada através do estadiômetro infantil até 2 anos. Em pé após esta idade, com as pernas e tronco esticados, calcanhares encostados na parede e cabeça reta.
Em toda consulta a estatura deve ser marcada em um gráfico de crescimento e esse gráfico analisado com cuidado. Parada de crescimento ou “quedas na curva” merecem investigação!
Além disso, na avaliação da altura de uma criança, a estatura alvo deve ser considerada. Esta estatura é calculada através da altura dos pais e prediz a altura esperada ao final do crescimento. A criança pode ter uma baixa estatura quando comparada a sua família, e não somente a população geral.
O que define baixa estatura?
Baixa estatura é definida como uma altura inferior a 2 desvios padrão abaixo da média para idade e sexo. Ou seja, abaixo do percentil 3 da população de referência.
Quais são as principais causas de baixa estatura?
As principais causas incluem:
- Deficiência do hormônio do crescimento
- Hipotireoidismo
- Doenças crônicas como asma, anemia falciforme, insuficiência renal
- Síndromes genéticas
- Má nutrição
- Nascimento pré-termo sem recuperação
Como é feito o diagnóstico?
O endocrinologista irá avaliar a história clínica completa, realizar exame físico minucioso, solicitar exames de imagem como radiografia de idade óssea, ultrassom e ressonância de hipófise.
Também serão solicitados exames laboratoriais, como dosagem de hormônio do crescimento, TSH, entre outros.
E quando procurar um endocrinologista? Assim que notarem a alteração do crescimento! Na consulta será avaliado o histórico da criança desde a gestação, um exame físico detalhado, cálculo de estatura alvo, curva de crescimento, velocidade de crescimento, e outras medidas mais específicas.
A baixa estatura tem diversas causas: deficiência do hormônio do crescimento, doenças crônicas, síndromes genéticas, displasias ósseas, criança que foi pequena para idade gestacional sem recuperação, entre outras.
A partir daí é definido se há baixa estatura, qual a sua causa e opções de tratamento. O hormônio do crescimento tem indicações específicas e seu uso deve ser analisado por endocrinologistas.
Então, na dúvida, procure acompanhar do crescimento o quanto antes! E lembrando que a alta estatura também deve ser avaliada!